sábado, 25 de outubro de 2008

Mass Media - Industria Cultural

Mass Media – Indústria Cultural

Robert K. Merton e Paul F. Lazarsfeld tomam o conceito de “mass media” como ponto de partida de seu artigo, adeptos da corrente funcionalista norte-americana, eles defendem a idéia de que a mídia tem um papel importante no meio social de um sistema. Com isso, o “mass media” gera grandes preocupações em torno da questão social. Temendo a ubiqüidade e o poder em potencial desses meios, a perda do senso crítico e a entrega ao conformismo, como também a deterioração dos gostos estéticos e culturais da população, os autores fazem uma analise crítica desse fenômeno.

Já Adorno aborda o mesmo tema, mas de forma diferenciada, mudando o nome do conceito (mass media) para “indústria cultural”, termo esse criado por ele e Horkheinmer em 1947. “Indústria cultural” pois a antes chamada cultura de massas pode soar como se surgisse espontaneamente do povo, contrariando assim todo o conceito dessa definição.Para ele, essa veiculação da cultura é algo verticalizado, cumprindo um movimento que vai de cima (poderosos) para baixo (povo), tendo o consumidor como apenas um objeto e a cultura como fonte de lucro.

Adorno coloca a mídia como importante ferramenta de controle social, essa “cultura” que é dada as massas funciona como uma espécie de estribo, de modo a condicionar o povo a um conformismo e manter a ordem estabelecida. Quem possui o controle desses veículos sabe canalizar as informações seguras e necessárias que podem e devem ser dadas. A “indústria cultural”, funciona como mecanismo de manutenção da estrutura sócio-cultural vigente, não criando nada de novo, somente canalizando os modelos já estabelecidos e apontando-os nas direções desejadas. Merton e Lazarsfeld explicitam essas idéias em seu artigo, Adorno também mostra que o que é veiculado está diretamente ligado com o status-quo, incluindo a seguinte citação em seu artigo: “ tu deves submeter-te”.

Sendo Adorno marxista, seu texto é carregado de críticas ao sistema e aos meios de comunicação atuantes. Merton e Lazarsfeld apresentam um texto mais descritivo a respeito do fenômeno do “mass media”. Até na forma de escrever essas diferenças podem ser facilmente notadas, enquanto Merton e Lazarsfeld possuem um discurso acadêmico e técnico, Adorno adota um discurso mais livre e crítico.

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